Dilemário diz que encontro com grupo de Paula foi estratégico e segue na disputa pela presidência

Global News Space 23/06/2026 13:25

Um dia após aparecer em uma foto junto a outros 13 vereadores em um jantar na casa da presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), o vereador Dilemário Alencar (União Brasil) garantiu que o encontro não o retirou da disputa pela Mesa Diretora biênio 2027/2028. Em entrevista ao , Dilemário explica que a aproximação com o grupo político liderado pela atual presidente faz parte de uma estratégia para "fortalecer" sua candidatura.


Segundo Dilemário, o entendimento foi construído ao longo de reuniões realizadas desde o início deste mês e teve como primeiro objetivo discutir a nova data de eleição da Mesa Diretora, para o dia 5 de novembro.


O acordo prevê que ele e a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) ajudem Paula Calil a reunir os 18 votos necessários para alterar o Regimento Interno da Câmara e permitir que ela dispute um novo mandato consecutivo na presidência. Caso o quórum não seja alcançado até o dia 15 de julho, os 12 integrantes do grupo passarão a apoiar a candidatura de Dilemário ao comando do Legislativo municipal.


“Entendemos que esse acordo pode viabilizar minha eleição para presidente. Além disso, fui incentivado a continuar conversando com os vereadores para apresentar minhas propostas para o biênio 2027/2028”, afirmou ao , nesta terça-feira (23).


Para Dilemário, a composição representa um movimento estratégico dentro da disputa. “Não se vence uma disputa pela Mesa Diretora sem composição e estratégia. Entendo que esse posicionamento meu e da Baixinha é uma estratégia que pode nos levar à vitória, pois são necessários, no mínimo, 14 votos para a eleição do futuro presidente da Câmara Municipal”, concluiu.


O grupo da atual presidente da Câmara é composto pelos vereadores Adevair Cabral (SD), Demilson Nogueira (PP), Marcus Brito (PV), Samantha Iris (PL), Tenente-Coronel Dias (Cidadania), Rafael Ranalli (PL), Cezinha Nascimento (União Brasil), Kássio Coelho (Podemos), Wilson Kero Kero, Mário Nadaf (PV) e Marcrean Santos (MDB).


O jantar

 

Como noticiado pelo , na noite de segunda-feira (22), o grupo de Paula reuniu na casa da vereadora para discutir seu projeto à reeleição. Além dos vereadores, estiveram no local o prefeito Abilio Brunini (PL) e o presidente estadual do Partido Liberal, Ananias Filho.

O vereador Mário Nadaf apresentou uma proposta para que a eleição da mesa seja realizada em 5 de novembro. A ideia tem apoio da base do prefeito, contudo independentes e oposicionistas são contra, porque esse longo prazo beneficiaria o grupo de Paula, que teria mais tempo para conseguir os quatro apoios faltantes para a mudança de regimento.