'14 votos não ganham eleição', diz Ilde após acordo entre Paula e Dilemário

Global News Space 24/06/2026 14:34

Diante da repentina aliança entre os possíveis candidatos à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL) e Dilemário Alencar (União), o vereador Ilde Taques (PSB), afirmou que seguirá articulando para ampliar sua base de apoio e descartou qualquer possibilidade de recuar da candidatura. Conforme o parlamentar, atualmente possui compromisso com 13 parlamentares.


Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (23), Ildes garantiu que a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), ainda está distante dos 18 votos necessários para viabilizar a mudança no Regimento Interno e disputar a reeleição.



As declarações foram dadas um dia após o vereador Dilemário Alencar (União Brasil) aparecer em um jantar na residência de Paula Calil ao lado de outros 13 vereadores. O encontro selou um acordo político que prevê apoio à tentativa de alterar o regimento e, caso a proposta não avance até 15 de julho, o grupo passará a apoiar a candidatura de Dilemário à presidência da Câmara.


“Eu comecei com praticamente 18 votos, mas o tabuleiro foi se movimentando. A Paula decidiu disputar e ontem, na reunião, tinha 14 vereadores. De 14 para 18 ainda falta muito chão.”


Sobre a decisão de Dilemário de se aproximar do grupo da atual presidente, Ilde revelou ter sido surpreendido, mas afirmou que foi comunicado pelo próprio colega após a reunião.


“O Dilemário me ligou depois da reunião e disse que fez esse compromisso de votar a mudança do regimento. Caso o regimento não passe, ele seria o candidato daquele grupo. Mas, se não houver mudança de regimento, 14 votos não ganham eleição.”


Apesar do acordo firmado entre os adversários, o parlamentar garantiu que continuará dialogando com integrantes do grupo de Paula Calil e afirmou que nem todos concordam que Dilemário deva ser o nome apoiado caso a reeleição da presidente seja inviabilizada.


“Converso com vereadores daquele grupo praticamente toda semana. Nem todos concordam que, se a Paula não passar, o Dilemário tenha que ser o candidato. Pelo que sei, há outros vereadores que também querem disputar a presidência.”


Ilde ressaltou que mantém uma base consolidada de apoio e defendeu a independência do Legislativo municipal. Questionado sobre a atuação do prefeito Abilio Brunini (PL) na eleição da Mesa Diretora, Ilde evitou fazer acusações diretas, mas afirmou que recebeu informações de colegas sobre uma participação ativa do chefe do Executivo nas articulações.

“Estou com 13 vereadores que deram a palavra e estão cumprindo. A Câmara não é uma secretaria em que se coloca e tira quem quiser. É um parlamento composto por 27 vereadores, todos têm direito ao voto e a pensar diferente. Ele [Abilio] fala que não interfere, mas a gente fica sabendo pelos colegas que está participando diretamente. Inclusive, parece que ontem ele estava no jantar. Eu vou seguir fazendo o meu trabalho de vereador e também minha campanha.”