Em dia de jogo, Abilio mostra UPA vazia e ironiza: “Se o Brasil jogar mais, a saúde melhora”

Global News Space 25/06/2026 13:32

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a usar a baixa procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) durante jogos da Seleção Brasileira para defender que parte da população estaria recorrendo ao serviço sem necessidade real. Na noite dessa quarta-feira (24.06), durante a partida entre Brasil e Escócia, o gestor gravou um vídeo dentro da UPA Morada do Ouro, uma das unidades mais movimentadas da Capital, para mostrar corredores vazios e equipes médicas à disposição.

No registro, Abilio comemora o baixo fluxo de pacientes e afirma que, enquanto a unidade costuma ficar lotada às segundas e terças-feiras, durante o jogo do Brasil não havia demanda significativa.

“Todo mundo está aqui pronto para atender e não tem ninguém”, disse o prefeito.

Apesar do tom descontraído, Abilio aproveitou a visita para fazer uma cobrança direta à população. Segundo ele, pacientes que procuram a UPA apenas para conseguir atestados médicos acabam prejudicando quem realmente precisa de atendimento urgente.

“Muitas vezes a pessoa que precisa de atendimento não consegue porque alguma pessoa vem buscar um atestado e fica tumultuando, dificultando, enquanto as pessoas que mais precisam às vezes não conseguem atendimento”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que atribuiu parte da pressão sobre as UPAs ao uso inadequado do serviço, o prefeito reforçou que médicos, enfermeiros e demais servidores estavam trabalhando normalmente durante a partida.

“A ideia desse vídeo não é ridicularizar as pessoas que buscam a UPA. A ideia desse vídeo é fazer uma reflexão importante. Procure a UPA se você realmente precisa”, declarou.

Abilio também orientou que casos considerados simples, como aferição de pressão ou consultas básicas, sejam encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e não às UPAs, que são destinadas a situações de urgência e emergência.

“UPA é coisa séria. E se você atrapalha o atendimento, você prejudica as pessoas que mais precisam”, completou.

No vídeo, o prefeito ainda conversou com pacientes que estavam na unidade e reforçou que quem precisou de atendimento foi acolhido. Ao final, voltou a ironizar a relação entre jogos da Seleção e queda na demanda por serviços de urgência.

“Segunda-feira, tenho certeza, vai estar lotado. Que o Brasil jogue mais. Se o Brasil tiver mais jogos, de repente a saúde melhora também”, disse.